Uma empresa formatada para funcionar em um mundo sem Coronavirus está fadada ao fracasso no pós-pandemia. Empresas que não se adaptarem ao mundo pós-Covid-19 fatalmente vão desaparecer. As mudanças vieram muito rápido e assim continuará sendo.
O importante neste momento é aprender com as dificuldades. Atentar para o fato de que alguns novos hábitos chegaram para ficar, um novo jeito de se trabalhar deve se manter e o conceito de inovação com o jeitão de “pensar fora da caixa” nunca fez tanto sentido quanto agora.
É difícil vislumbrar como será o mundo, a sociedade e consequentemente, os negócios quando pudermos voltar ao nosso novo normal, mas alguns palpites já podem ser dados. Vamos lá!
- Lifelong learning
A pandemia está exigindo de todos um processo de reinvenção e adaptação. Um momento único de nos tirar de nossa zona de conforto e nos obrigar a retomar (ou aprimorar) nossa capacidade de aprendizado, em todos os sentidos: novas capacitações profissionais, gestão do tempo,equilíbrio e inteligência emocional, feedbacks remotos, foco em suas metas, e tantos outros, em um processo infinito.
Diante de tantas e tão rápidas transformações, o aprendizado não pode ser mais visto como um processo com início, meio e fim como até então o conhecíamos. Devemos aprender constantemente ou seremos engolidos por novas crises e desafios.
O conceito “lifelong learning” que timidamente já vinha sendo trabalhado em alguns segmentos da sociedade e do mundo corporativo, agora é encarado como uma tendência irrefutável em um novo mundo pós Coronavirus, onde o desenvolvimento será essencial para a sobrevivência de pessoas e organizações.
- Home Office
Sem dúvida uma das maiores mudanças foi o conceito do home office. Das mega empresas, até o microempreendedorismo, quando falamos em trabalhar de casa, não existe bem um meio termo: uma relação de amor ou de ódio.
Mas a realidade é que foi o home office que permitiu às organizações de manterem sua rotina (ou parte dela). Algumas empresas já usavam a modalidade no seu dia a dia, mas o percentual era pequeno em relação à nossa cultura de relações humanas presenciais.
- Minimalismo
É chamado de minimalismo, o movimento que já tinha um grande apelo na sociedade, principalmente nos hábitos de consumo. Seu conceito se resume no “menos é mais”, onde a ideia é ter, usar e consumir o essencial para garantir a qualidade de vida, sem exageros e nem arroubos de um consumismo desenfreado.
Ora, com a crise gerada por conta da pandemia de Coronavirus, um número maior de pessoas se viram obrigadas a mudar suas preferências de consumo em prol da contenção de gastos.
Dessa maneira, o minimalismo somado à preocupação com práticas mais conscientes torna-se um ótimo produto da crise. Cada vez mais, as pessoas percebem que podem mais com menos, atitude que repercute em diversos aspectos, desde hábitos de consumo, ao entendimento do que realmente é importante para você e da própria busca por novas soluções corporativas.
- EAD
Segundo a Unesco, aproximadamente 50% dos estudantes no mundo estão sendo afetados pelo isolamento. Isso está nos dando a possibilidade de aprimorar práticas de ensino que se mantiveram iguais há décadas.
Sabendo-se que as novas gerações são e serão cada vez mais digitais, os benefícios disso, da Educação à distância ou o EAD, são ainda mais evidentes: condições de estudo sem impedimentos geográficos ou de horário, com assiduidade e aproveitamento totais do conteúdo.
Esse conceito também deverá ser estendido ao T&D corporativo, que embora até hoje fossem muito mais presenciais, nada impede que abra espaço para jornadas de treinamento e desenvolvimento cada vez mais digitais, possibilitando um aprendizado mais contínuo, acessível e personalizado de acordo com a rotina dos funcionários.
- Apropriação digital
A busca por soluções digitais está cada vez mais em voga em um mundo que está cada vez mais conectado virtualmente. Quem estiver preparado para esta crescente demanda terá um diferencial gigante a médio e longo prazo.
- Mentoria
Principalmente agora, em que as pessoas estão em casa, muitos optam por passar esse tempo se aprimorando e buscando especializações. Desse modo, plataformas que façam a interface entre aprendizes e mentores estão crescendo exponencialmente e a ideia tem tudo para se consolidar como uma tendência no pós pandemia.
Nós, do escritório Garcia & Oliveira, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia. 👊